MISSÃO

Para que Existimos?

 
Proteger o patrimônio ambiental do município
 

Nossos Objetivos Específicos

 
Atuar, prioritariamente de forma ostensiva e preventiva, no policiamento ambiental e na proteção do patrimônio ecológico e nas questões Ambientais do município. 
 
Articular-se com a Política Municipal de Meio Ambiente, elaborada e coordenada pela Secretaria que Gerencia o Meio Ambiente..
 
Adotar providências visando incrementar a Educação Ambiental e a sensibilização de jovens e adultos para as questões ambientais.
 
Interagir com órgãos Municipais, Estaduais e Federais, bem como ONG’s que atuem em questões ambientais no âmbito do município, buscando soluções compartilhadas para o setor.
 


 
Dentro das atividades diárias, a Brigada Ambiental efetua vistorias nas áreas correspondentes as cinco regiões político administrativas do Município, com o objetivo principal de monitorar preventivamente a degradação do Meio Ambiente. Dentre as diversas ações da Brigada podemos citar: Monitoramento de área devastada, localizada por trás do Estádio Municipal Professor Alexandrino na Reserva Florestal do antigo Açude do Jacaré; apoio em operações conjuntas com a Diretoria de Controle Urbano em diversas áreas; apoio nas pesquisas Acadêmicas da UFRPE na Mata do Privê Vermont; verificação de desmatamento na área da Expansão Timbi; verificação de queimadas de resíduos sólidos; Monitoração no aterro controlado para evitar o acesso de catadores, por determinação do MPPE; apoio a Diretoria de Controle Urbano na interdição de depósito de resíduos sólidos clandestino; verificação de comércio ilegal de carne de animal silvestre; combate caça de animais silvestres; a criação irregular de pássaros e outros animais silvestres em cativeiro, entre outras.

 


 

 
No dia 19 de Maio, a Brigada de Guarda Ambiental (BGAMB), e a Brigada de Guarda de Trânsito (BGTRAN), estiveram presentes na 2ª Caminhada Ecológica da Vitor Academia do bairro da Tabatinga. Dezenas de pessoas participaram da caminhada que percorreu algumas ruas da área verde da cidade, como: Córrego do Paletó, Borralho e Aldeia dos Camarás. A Guarda Municipal de Camaragibe sempre apoiará atitudes como esta da Vitor Academia, por proporcionar, bem estar, um contato maior com a natureza e saúde aos nossos munícipes.

19/05/2012
 


 
 

 
No dia 11 de Maio, em uma ação em conjunta com a CPRH, verificamos uma denúncia de supressão de mata ciliar as margens de um curso d'água em um condomínio no Bairro de Aldeia dos Camarás. Esse é mais um papel da Guarda Municipal apoiar outros órgãos, sejam eles, de segurança ou de fiscalização, no fiel cumprimento do dever e das legislações pertinentes. 
 

 




 
No mesmo dia em uma propriedade vizinha ao condomínio averiguado, foi constatada uma grande área de desmatamento, que segundo os trabalhadores da propriedade, essa área devastada seria para criação de pasto para gado, o local foi inspecionado, a área devastada foi medida e fotografada, e o proprietário foi chamado a comparecer na CPRH, para esclarecimento e sofrer as sanções por crime ambiental de desmatamento.




 



 
11 de Maio de 2012

 


 
 

 
No dia 23 de Abril a BGAMB foi solicitada para retirar um vespeiro que havia se instalado em uma residência na Rua Vila Nova no bairro Novo do Carmelo, as vespas estavam causando perigo aos moradores, por está muito próximo ao quarto de uma criança.

23-04-12

 


 
 

 
Em uma averiguação efetuada no Condomínio Divinópolis, sobre um enxame de abelhas na residência de um morador, A equipe da BGAMB descobriu que se tratava de uma colméia entre o forro de gesso do banheiro e a laje do teto da residência. A pedido do proprietário o senhor Miguel Bosch e com a autorização do mesmo, os Brigadistas Emerson e Macêdo, efetuaram uma abertura no forro de gesso e retiraram a colméia, que segundo a esposa do proprietário, ela e o filho, já haviam sido atacados pelos insetos.

Se preparando para o combate! 11-04-2012
Acertando a estrtégia de combate. 11-04-2012

Realizando o combate. 11-04-2012
Serviço executado e concluído com êxito. 11-04-2012
 Satisfação do Solicitante. 11-04-2012

 


 

Para efetuar o transporte do material reciclável apreendido, nós contamos com o apoio dos companheiros garis e motoristas das caçambas. E aqui deixamos nossos agradecimentos  a esses bravos amigos!






 

 
No dia 4 de Abril as aves resgatadas foram entregues no CETAS/IBAMA para avaliação, cuidados e serem reintegrados ao Meio Ambiente. 

04-04-2012
04-04-2012
04-04-2012
04-04-2012




 

 
No dia 02 de Abril, em apoio  a Diretoria de Controle Urbano (DCU) a Brigada de Guarda Ambiental e a Policia Militar juntamente com os Agentes de Controle Urbano efetuaram a interdição de um depósito de Produtos Recicláveis que funcionava irregularmente no bairro do Céu Azul. O depósito foi fechado e aos seus proprietários, foi determinado um prazo de cinco dias para remover todo material que ali se encontrava. Além de está irregular perante as leis municipais, no local foram detectado também alguns crimes ambientais como poluição do solo, poluição de um curso d'água que passa no local e supressão da vegetação ciliar. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está averiguando a situação.

02-04-2012
02-04-2012


02-04-2012







02-04-2012




02-04-2012



02-04-2012

 02-04-2012



02-04-2012


02-04-2012
 
 

Em apoio à D. C. U. (Diretoria de Controle Urbano) a BGAMB foi até uma área no bairro da Vila da Fábrica, por traz do Estádio Municipal, averiguar uma denúncia de supressão de vegetação de mata atlântica para construção de moradia irregular. No local foi constatado a veracidade da denúncia e os agentes da D.C.U. Com o apoio da BGAMB, tomaram as providências cabíveis. Estiveram na operação o inspetor Janielson e os brigadistas Avelino, Cruz, Flávio e Emerson.
07-03-2012


 

 
Com carinho e dedicação
 
A nossa mascote Selva, recebeu um tratamento especial, os brigadistas Cruz e Flávio deram um delicioso banho na cadelinha, que resmungou um pouco no começo, mas, acabou cedendo ao gostoso banho, que teve direito a xampu e condicionador.

29-02-2012
02-02-2012  

 


 

 

A Brigada de Guarda Ambiental recebeu uma denúncia via linha verde do IBAMA, de maus tratos a um casal de araras no bairro de aldeia. Fomos até o local para averiguar tal informação e constatamos que a mesma era infundada. Os animais eram bem tratados e estavam todos legalizados e de acordo com a legislação.
02-02-2012 
02-02-2012  

Em comprimento a uma determinação do Ministério Público a prefeitura de Camaragibe proibiu a coleta de materiais recicláveis no interior do aterro controlado no bairro de Céu Azul. O comando da guarda destacou a Brigada de Guarda Ambiental para fazer rondas ostensivas no local, identificando os infratores, apreendendo o material reciclável e destinando o produto apreendido para uma associação de catadores do município. 

ABORDAGEM A UM CATADOR CLANDESTINO

Para efetuar o transporte do material reciclável apreendido, nós contamos com o apoio dos companheiros garis e motoristas das caçambas. E aqui deixamos nossos agradecimentos  a esses bravos amigos!

28-02-2012
28-02-2012 




 
 

Doação De Material Reciclável Apreendido
 




 
 
29-02-12
MAIS DE 700Kg DE MATERIAL APREENDIDO

29-02-2012
29-02-2012




 
 

 

 No dia 09 de janeiro deste ano enquanto os brigadistas Melquiades e Cruz efetuavam rondas rotineiras no bairro de Aldeia dos Camarás observaram uma enorme coluna de fumaça negra nas proximidades do km 10 da PE-027 ao chegarem ao local (pista de jeep cross) foram abordados por moradores indignados com a situação. De pronto as providências foram tomadas para extinção das chamas, o local foi notificado e as imagens juntamente com as queixas dos moradores foram levadas ao conhecimento dos órgãos competentes. 

09 DE JANEIRO DE 2012
09 DE JANEIRO DE 2012

09 DE JANEIRO DE 2012




 

 

Preocupados com a nossa mascote a cadelinha “selva" os brigadistas Cruz e Flávio resolveram aplicar uma medicação para evitar que a mesma entra-se no cio.
SELVA DIA 09-01-12
SELVA DIA 09-01-12
SELVA DIA 09-01-12
SELVA DIA 09-01-12

No dia 11 de janeiro de 2012 o comandante da BGAMB o inspetor Janielson, determinou que os galos que foram apreendidos por maus tratos, fossem doados para o Hospital do Câncer de Pernambuco. As aves foram aceitas com satisfação por parte da instituição.

11-01-0-2012
11-01-0-2012
11-01-0-2012


No dia 12 de janeiro do corrente ano estávamos fazendo rondas, quando nos deparamos com um grupo de crianças que haviam acabado de capturar vários pássaros do espécime tiziu ( Volatina jacarina - Blue-black Grassqit)


 

12 DE JANEIRO DE 2012
 
 
No dia 06 de janeiro de 2012, a Brigada Ambiental foi solicitada pelo comandante da guarda municipal, Cel. Targino, para juntos com a Brigada Patrimonial, averiguar uma denúncia no aterro sanitário no bairro de Céu Azul (antigo lixão). A informação era que catadores haviam retornado ao local para fazer  retirada de material reciclável, ao chegar à localidade constatamos a veracidade da informação e foram tomadas as medidas cabíveis para anular essa ação irregular dos catadores.
 
ATERRO CONTROLADO DO CÉU AZUL. DIA 06 DE JANEIRO DE 2012.
ATERRO CONTROLADO DO CÉU AZUL. DIA 06 DE JANEIRO DE 2012.

  Em patrulha no local nos deparamos com uma armadilha, que pelas características, para captura de Teiú, a armadilha foi desarmada e apreendida pela patrulha da Bgamb.

ATERRO CONTROLADO DO CÉU AZUL. DIA 06 DE JANEIRO DE 2012.
 
ATERRO CONTROLADO DO CÉU AZUL. DIA 06 DE JANEIRO DE 2012.


Durante rondas ostensivas  nos deparamos constantemente com diversas situações de risco, no dia 19 de Setembro encontramos partes de uma motocicleta em um lugar ermo. O fato foi registrado, as peças foram recolhidas e levadas ao conhecimento das autoridades competentes.

Dia 19 de Setembro Privê Vermont
Dia 19 de Setembro Privê Vermont
Carros queimados na comunidade do Oitenta dia 22-09-2011



 Carros queimados na comunidade do Oitenta dia 22-09-2011

Carros queimados na comunidade do Oitenta dia 22-09-2011



  


 

Averiguação de denúncia de maus-tratos 
Com animais na fazenda Califórnia 
No Bairro de Aldeia dos Camarás no dia 05-08-2011



Construção irregular e assoreamento no 
Rio Camaragibe 09-08-2011



Vistoria no lago João Galdino no 
Bairro de Céu Azul, com constatação 
De um jacaré no local. 19-08-2011

 

03-08-2011 / Vistoria conjunta com os Seguranças do Privê Vermont.
Foram abordadas 06 pessoas que estavam consumindo droga.


01-08-2011 / Apoio à Diretoria de Controle Urbano (Campo Beira Rio - Tabatinga)
Ocupação Irregular no Privê Vermont - Área de Interesse Ambiental

01-08-2011 / Verificação de árvore em iminêcia de cair e gera danos (Timbi)
29-07-2011 / Verificação de Denuncia de Animal Silvestre Cativo. (ARARA CANINDE)
 05-07-2011 / Poda irregular
05-07-2011 / Aprensão material cortante
18-07-2011 / Constatação de acúmulo de resíduos sólidos

5 comentários:

  1. É NECESSÁRIA UMA BOA EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO, DA POPULAÇÃO, POIS ENQUANTO ACHAM QUE É APENAS MODA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, VÃO DESTRUINDO TUDO PELA FRENTE!

    ResponderExcluir
  2. "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome".
    Mahatma Gandhi. CONCORDO EM GÊNERO,nÚMERO E GRAU! E VOCÊS???

    ResponderExcluir
  3. antes eu não tinha conhecimento sobre a brigada mais agora q eu conheço, sei q ela existe por uma causa nobre a proteçao dos animais e da natureza parabéns!

    ResponderExcluir